Unidade de Desenvolvimento de Ensino




 
SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO
GERÊNCIA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
GRE  DO SERTÃO DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO – FLORESTA
Escola:______________________________________________________________                
Aluno: ______________________________________________________________
SIMULADO DE LÍNGUA PORTUGUESA- 1º SEMESTRE/9º ANO
1.      Leia o texto para responder à questão.
Candidata mais velha do Brasil, “Mamãe”, 103, diz que cidades mudaram para pior



Religiosa, Deodata Pereira costuma comparecer com frequência às missas, sempre aos domingos, e responde com simplicidade quando alguém indaga o que fazer para chegar aos 100 anos. “Não fiz nada para atingir 100 anos, foi DEUS quem determinou. Só digo uma coisa, nunca fumei e nunca bebi.”
        Saudosista, Deodata Pereira acredita que, o passar dos anos, as cidades brasileiras mudaram “para pior”. “Mamãe” também acha que os idosos  desrespeitados no Brasil.
        Muito popular no bairro onde mora, “Mamãe” disse que gosta de ser“ famosa”. “Depois de velha é que a fama chegou. Demorou, mas chegou”, afirma, com um sorriso.
       Sem problemas de saúde, “Mamãe” diz ainda que está com “muita disposição”, para participar das reuniões na Câmara de Feira de Santana, caso seja eleita em outubro.
Fonte: MARTINEZ, Manuela. Candidata mais velha do Brasil...Eleições 2008, 27 jul.2008.Últimas Notícias
         Em qual das alternativas a entrevistadora cita uma opinião da entrevistada?
a)      Depois de velha é que a fama chegou...
b)      “ Mamãe” também acha que os idosos são desrespeitados no Brasil.
c)      Deodata Pereira costuma comparecer com frequência às missas.
d)      Deodata Pereira responde com simplicidade sobre sua idade.



2.      Leia o texto a seguir para responder o que se pede.
        O movimento hip – hop é tão urbano quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se torna mais presente nas grandes metrópoles mundiais. Nasceu na periferia dos bairros pobres de Nova Iorque. É formado por três elementos: a música (o rap), as artes plásticas (o grafite) e a dança (o break). No hip- hop os jovens usam as expressões artísticas como uma forma de resistência política.
        Enraizado nas camadas populares urbanas, o hip-hop afirmou-se no Brasil e no mundo com um discurso político a favor dos excluídos, sobretudo dos negros. Apesar de ser um movimento originário das periferias norte-americanas, não encontrou barreiras no Brasil, onde se instalou com certa naturalidade – o que, no entanto, não significa que o hip-hop brasileiro não tenha sofrido influências locais. O movimento no Brasil é híbrido: rap com um pouco de samba, break parecido com capoeira e grafite de cores muito vivas.

         De acordo com o texto, o hip-hop é uma manifestação artística tipicamente urbana, que tem como principais características:
a)      A ênfase nas artes visuais e a defesa do caráter nacionalista.
b)      A alienação política e a preocupação com o conflito de gerações.
c)      A afirmação dos socialmente excluídos e a combinação de combinação de linguagens.
d)      A valorização da natureza e o compromisso com os ideais norte- americanos.

3.      Leia o texto para responder a questão abaixo:
Poluição do solo
                  É na camada mais externa da superfície terrestre, chamada solo, que se desenvolvem os vegetais. Quando o solo é contaminado, tanto os cursos subterrâneos de água como as plantas podem ser envenenadas.
                 Os principais poluentes do solo são os produtos químicos usados na agricultura. Eles servem para destruir pragas e ervas daninhas, mas também causam sérios estragos ambientais.
                 O lixo produzido pelas fábricas e residências também pode poluir o solo. Baterias e pilhas jogadas no lixo, por exemplo, liberam líquidos tóxicos e corrosivos. Nos aterros, onde o lixo das cidades é despejado, a decomposição da matéria orgânica gera um líquido escuro e de mau cheiro chamado chorume, que penetra no solo e contamina mesmo os cursos de água que passam bem abaixo da superfície. (...)
                                         
           Almanaque Recreio. São Paulo: abril. Almanaque CDD_ 056-9. 2003
          No trecho “É na camada mais externa da superfície terrestre”, a expressão sublinhada indica:
a) causa     
b) finalidade
c) lugar
d) tempo



4.      Para responder à questão abaixo, leia o texto.
Missa do Galo
Vivia tranquilo, naquela casa assobradada da Rua do Senado, com os meus livros, poucas relações, alguns passeios. A família era pequena, o escrivão, a mulher, a sogra e duas escravas.
Costumes velhos. Às dez horas da noite toda a gente estava nos quartos; às dez e meia a casa dormia. Nunca tinha ido ao teatro, e mais de uma vez, ouvindo dizer ao Meneses que ia ao teatro, pedi-lhe que me levasse consigo. Nessas ocasiões, a sogra fazia uma careta, e as escravas riam à socapa; ele não respondia, vestia-se, saía e só tornava na manhã seguinte.
      Fonte: Machado de Assis, Joaquim Maria. Missa do galo. In:____, Contos: uma antologia.
                                       São Paulo: Companhia das Letras, 1998.p.386.
           O narrador detalha o local de moradia de sua personagem na seguinte passagem do texto:
a)      “ Vivia tranquilo, naquela casa assobradada da Rua do Senado(...)”
b)      “ A família era pequena, o escrivão, a sogra e duas escravas.”
c)      “ As dez horas da noite toda a gente estava nos quartos; às dez e meia a casa dormia.”
d)      “ Nunca tinha ido ao teatro (...)”

5.      Leia o texto e responda.
O cachorro e sua sombra
             Um cachorro, que carregava na boca um pedaço de carne, ao cruzar uma ponte sobre um riacho, vê sua imagem refletida na água. Diante disso, ele logo imagina que se trata de outro cachorro, com um pedaço de carne maior que o seu.
            Então, ele deixa cair no riacho o pedaço que carrega, e ferozmente se lança sobre o animal refletido na água, para tomar a porção de carne que julga ser maior que a sua.
             Agindo assim ele perdeu ambos. Aquele que tentou pegar na água, por se tratar de um simples reflexo, e seu próprio, uma vez que ao largá-lo nas águas, a correnteza levou para longe.
                                                                                                                             Esopo
No texto o cachorro ficou sem carne alguma porque:
a)      ficou com medo da sua imagem refletida na água e largou sua porção.
b)      se assustou com sua imagem refletida na água e largou sua porção.
c)      quis tomar a porção de carne do animal refletido na água pensando ser maior que a sua.
d)      quis pegar sua porção de carne que pensou ter caído na água.

6.      Leia com atenção para responder o que se pede abaixo:

Como funciona a memória do computador
      A memória RAM (Random Access Memory) é a forma mais conhecida de memória de computador. A memória RAM é considerada de “acesso aleatório” porque é possível acessar diretamente qualquer célula da memória se você conhece a linha e a coluna que cruzam essa célula.
O oposto da memória SAM armazena dados como uma série de células de memória que podem somente ser  acessadas sequencialmente( como uma fita cassete). Se o dado não está na localização atual, cada célula da memória é verificada até que os dados necessários sejam encontrados. A memória SAM funciona muito bem para buffers de memória, onde os dados são normalmente armazenados na ordem em que serão usados.
Os dados RAM, por outro lado, podem ser acessados em qualquer ordem.
Fonte: TYSON, Jeff. Como  funciona  a memória do computador.
            A palavra dados , sublinhada no texto, é utilizada com o sentido de:
a)      memória disponível no computador.
b)      local disponível para salvar arquivos.
c)      informação capaz de ser processada por um computador.
d)      acesso ao local do arquivo.

    A questão 7  baseia-se  na reportagem abaixo:
É possível ter um sorriso renovado
            O sorriso é definitivamente o mais positivo dos sinais corporais que alguém pode enviar especialmente aquele que é autêntico, confiante e oportuno. Um dos grandes desafios da odontologia é a reabilitação dos maxilares, já que o uso prolongado das próteses totais (dentaduras) faz com que esses pacientes tenham uma grande perda óssea, acarretando uma sensação desconfortável de insegurança constante. Isso o impede de ter um convívio social normal e saudável.
        Uma nova técnica vem ganhando adeptos nos consultórios odontológicos: é o implante de carga imediata. Esse procedimento surgiu através de estudos realizados na Suécia há alguns anos. Atualmente, o implante de carga imediata é a solução ideal para quem perdeu um ou mais dentes, exigindo apenas que o profissional seja  o mais preciso possível no diagnóstico e planejamento, e domine a técnica. A maior expectativa é preenchida pelo resultado estético e funcional, aumentando inclusive a autoestima do paciente.


          Como funciona
          No implante de carga imediata, o cirurgião – dentista faz uma incisão na gengiva e instala um parafuso de titânio na região óssea, ao qual fixa um pilar externo que sustentará a coroa. Na maioria dos casos, o paciente pode sair no mesmo dia com o tratamento finalizado.
         Indicações
         O tratamento de implante imediato é indicado também para pacientes que utilizam dentadura, para aqueles que perderam um ou mais dentes, e para aqueles que não estão satisfeitos com o sorriso.
    Jornal Vidaqui, 29 set. a 12 out. 206, p. 11.
7.      O assunto tratado no texto refere-se:
a)      Às pessoas que gostam de sorrir.
b)      Ao aspecto social dos indivíduos.
c)       A um novo tratamento odontológico.
d)      Aos profissionais nascidos na Suécia.

8.      Leia o anúncio para responder à questão abaixo:
Se no inverno é difícil acordar, imagine dormir.
Com a chegada do inverno, muitas pessoas perdem o sono. São milhões de necessitados que lutam contra a fome e o frio. Para vencer esta batalha, eles precisam de você. Deposite qualquer quantia. Você ajuda milhares de pessoas a terem uma noite e dorme com a consciência tranquila.
             Veja. 5 set. 1999 (adaptado)

         O produtor de anúncios publicitários utiliza-se de estratégias persuasivas para influenciar o comportamento de seu leitor. Entre os recursos argumentativos mobilizados pelo autor para obter a adesão do público à campanha, destaca-se nesse texto:

a)      A oposição entre individual e coletivo, trazendo um ideário populista para o anúncio.
b)      A utilização de tratamento informal com o leitor, o que suaviza a seriedade do problema.
c)      O emprego de linguagem figurada, o que desvia a atenção da população do apelo financeiro.
d)      O jogo de palavras entre “acordar” e “dormir”, o que relativiza o problema do leitor em relação ao dos necessitados.

9.      A figura ao lado é parte de uma campanha publicitária.
 




Essa campanha publicitária relaciona-se diretamente com a seguinte afirmativa:
a)      O comércio ilícito da fauna silvestre, atividade de grande impacto, é uma ameaça para a biodiversidade nacional.
b)      A manutenção do mico-leão-dourado em jaula é a medida que garante a preservação dessa espécie animal.
c)      O Brasil, primeiro país a eliminar o tráfico do mico-leão-dourado, garantiu a preservação dessa espécie.
d)      O aumento da biodiversidade em outros países depende do comércio ilegal da fauna silvestre brasileira.
  
Leia os textos abaixo para responder às questões 10 e 11.

Sacolas plásticas são inofensivas?
Texto I
É praticamente impossível imaginamos nossa vida sem o plástico. Ele está presente em embalagens de alimentos, bebidas e remédios, além de eletrodomésticos, automóveis etc. Esse uso ocorre devido à sua atoxicidade e à inércia, isto é: quando em contato com outras substâncias, o plástico não as contamina; ao contrário, protege o produto embalado. Outras duas vantagens garantem o uso dos plásticos em larga escala: são leves, quase não alteram o peso do material embalado, e são 100% recicláveis, fato que, infelizmente, não é aproveitado, visto que, em todo o mundo, a porcentagem de plástico reciclada, quando comparada ao total produzido, ainda é irrelevante.
Revista Mãe Terra. Minuano, ano 1, n. 6 (adaptado)

Texto II
Sacolas plásticas são leves e voam ao vento. Por isso, elas entopem esgotos e bueiros, causando enchentes. São encontradas até no estômago de tartarugas marinhas, baleias, focas e golfinhos, mortos por sufocamento. Sacolas plásticas descartáveis são gratuitas para os consumidores, mas têm um custo incalculável para o meio ambiente.
Veja, 8/7/2009. Fragmentos de texto publicitário do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente.

10.      Na comparação dos textos, observa-se que:
     a) O texto 1apresenta um alerta sobre o efeito do uso de materiais plásticos; o texto 2  justifica o uso desse material reciclado.
     b) O texto 1 tem como objetivo principal apresentar a versatilidade e as vantagens do uso do plástico na contemporaneidade;o texto 2 objetiva alertar os consumidores sobre os problemas ambientais decorrentes de embalagens plásticas nas recicladas.
    c) O texto 1 expõe vantagens, sem nenhuma ressalva, do uso do plástico ; o texto 2 busca convencer o leitor, explicitamente, a evitar o uso de embalagens plásticas.
    d) O texto 1 ilustra o posicionamento de fabricantes de embalagens plásticas, mostrando por que elas devem ser usadas;o texto 2 ilustra o posicionamento de consumidores comuns, que buscam praticidade e conforto.
   
  11. Em contraste com o texto 1, no texto 2 são empregadas, predominantemente, estratégias argumentativas que:
    a) atraem o leitor por meio de previsões para o futuro.
    b) orientam o leitor a respeito dos modos de usar conscientemente as sacolas plásticas.
    c) intimidam o leitor com as nocivas consequências do uso indiscriminado de sacolas plásticas.
    d) recorrem à informação, por meio de constatações, para convencer o leitor a  evitar o uso de sacolas plásticas.
12.Leia a tira abaixo  para responder a questão abaixo:

 


  •   A conversa entre Mafalda e seus amigos:
a)      Revela a real dificuldade de entendimento entre posições que pareciam convergir.
b)      Desvaloriza a diversidade social e cultural e a capacidade de entendimento e respeito entre as pessoas.
c)      Expressa o predomínio de uma forma de pensar e a possibilidade de entendimento
Entre posições divergentes.
d)      Ilustra a possibilidade de entendimento e de respeito entre as pessoas a partir do debate político de ideias.
13.Observe a figura para responder à questão.
 
          Quanto à finalidade, ao gênero e ao assunto, podemos afirmar que o texto é:
a)      Uma reportagem, cujo assunto é a proteção de espécies animais em extinção e tem por finalidade incentivar sua proteção.
b)      Uma notícia, cujo assunto é a proteção de espécies animais em extinção e tem por finalidade informar que a empresa possui um programa voltado à proteção da baleia-franca.
c)      Um cartaz, cujo assunto é a proteção de espécies animais em extinção e tem por finalidade incentivar a proteção desses animais, exceto a baleia-franca.
d)      Um anúncio publicitário, cujo assunto é a proteção de espécies animais em extinção e tem por finalidade informar que a empresa possui um programa voltado à proteção da baleia-franca.      




GABARITO DO SIMULADO DE LÍNGUA PORTUGUESA-1º SEMESTRE/9º ANO

QUESTÕES
ALTERNATIVAS
1
A
B
C
D
2
A
B
C
D
3
A
B
C
D
4
A
B
C
D
5
A
B
C
D
6
A
B
C
D
7
A
B
C
D
8
A
B
C
D
9
A
B
C
D
10
A
B
C
D
11
A
B
C
D
12
A
B
C
D
13
A
B
C
D





Aeróbica - PROGEPE/PROTEPE

ESTUDOS DOS PARÂMETROS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO


A GRE Floresta, comprometida em desenvolver uma educação de qualidade, mergulhou nos Estudos dos Parâmetros da Educação Básica de Pernambuco com o objetivo de somar conhecimentos na análise dos eixos temáticos da área de Humana, que acontecem nos finais de semana – período de 01/09 a 01/11/2012.

Os grupos de estudo, neste último encontro nas disciplinas de Filosofia e Sociologia (23/09), contaram com a presença do Secretário de Educação Anderson Gomes que desejou aos professores “SUCESSO diante de um compromisso impar nas análises realizadas durante o encontro”.


GRE - Floresta, 22/09/2011.

Cordenadora Regional
Maria Dilza de Souza Rosa Quirino
Coordenadoras  Pedagógicas
Joana Darc Dos Santos Menezes
Josilene de Souza Morais Menezes
Maria de Fátima Novaes Menezes
Sineide Gomes Leal e Sá

Ações:
Formação continuada - 2011
  • Formação do Leitor Fluente - 26/04 a 16/06/2011
  • FOCO 1 - Desafio à Prática Docente Reflexiva - 09/08/2011
  • FOCO 2 - A escola, a família e suas fronteiras - 09/09/2011
  • FOCO 3 - A indisciplina e o cotidiano escolar: novas abordagens, novos significados - 09/092011
  • FOCO 4 - Organização Social da Classe - 08/11/2011
  • FOCO 5 - Sentimentos de professores(as) diante da indisciplina de alunos(as) adolescentes do ensino fundamental - 08/11/2011
  • FOCO 6 -  Avaliação enquanto mediação - 24/11/2011
  • Formação de matemática:Resolução de problemas - 29/08/2011
  • Formação do Programa Aprender Mais: Descritores do SAEPE - 11/10/2011






Coordenadora Regional - Maria Inês de Menezes Lafayette
  Supervisora das turmas - Marliceia Rodrigues –
  Digitador - Vinícius Leite
 Apoio - Osmínia Leal 

                                          







                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário